sábado, 13 de março de 2010

Planejamento Terceirão

De: 15/03/2010 a 30/03/2010

Data: 15/03/2010 - Gramática
Conteúdo programático: Semântica, estilística e retórica

Metodologia: Apresentação dos conceitos de propriedades intersígnicas, de sinonímia e de Antonímia.
Fixação do conteúdo através dos testes da apostila na páginas 59 e 60.

Objetivo: Mostrar a importância da grafia correta para a obtenção desejada do significado.

Tarefa: Série Gauss referente a unidade 2.

Data:18/03/2010 - Literatura
Conteúdo programático: Trovadorismo, Humanismo e Classicismo
Quinhentismo no Brasil
Momento hitórico e sua relação com a produção literária.

Metodologia: Confecção do quadro de resumos das principais características e ideias dos momentos literários estudados.
Aplicação do conhecimento através da resolução dos exercícios propostos nas páginas 68, 103 a 108.

Tarefa: Buscar imagens que façam intertexto com o quinhentismo no Brasil e postar no blog.

Aula de Gramática do dia 18/03 -
Conteúdo programático - Semântica, estilística e retórica
Classes gramaticais

Metodologia: Correção da tarefa.
Leitura de uma letra de música para a identificação dos substantivos e adjetivos.

Objetivo: Reativar o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto e fazer um treino sobre o assunto.

Data: 22/03/2010 - Gramática
Conteúdo programático: Interpretação de texto

Metodologia:Leitura dos textos das páginas 51 e 53, discussão sobre o tema e resolução dos exercícios propostos.

Objetivo: Mostrar qual as áreas do conhecimento que precisam ser ativadas para a leitura destes textos.
Provocar a discussão sobre o tema da pureza do idioma e das transformações no ensino da língua.

Tarefa: postar no blog um parágrafo discursivo sobre a mudanças que a internet trouxe ao uso da língua.


Data: 25/03 - Literatura
Conteúdo programático: Barroco em Portugal e no Brasil suas características e momento histórico.

Metodologia: Aula expositivo-dialogada e leitura de textos desse período literário.
Resolução e correção dos exercícios referentes ao conteúdo.(Páginas 69, 70)

Objetivo:Buscar a aplicação das características do período nos textos lidos.

Gramática do dia 25/03 -
Conteúdo programático -Plural dos substantivos e adjetivos compostos.

Metodologia - aula expositivo - dialogada
exercícios de fixação levados pela professora.


Data: 29/03/2010 - Gramática
Conteúdo programático: Colocação pronominal e o uso cotidiano

Metodologia: Apresentação de um poema Modernista e a exemplificação do uso correto da colocação pronominal.
Conversa com a turma sobre o status e pedantismo do uso gramaticalmente certo do pronome oblíquo.

Objetivo: Mostrar que a oralidade não respeita a colocação pronominal sugerida pela gramática normativa.
Instigar o aluno à respeito do uso da linguagem.
Mostrar como os concursos vestibulares tratam essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário