quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novo Enem!!!!

Avaliar os alunos concluintes do nível básico de ensino médio era o principal objetivo do Examen Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com o tempo, algumas universidades passaram a adotá-lo como nota complementar à pontuação do vestibular. O exame também trouxe a possibilidade de acesso gratuito a universidades particulares, tornando-se obrigatório para quem pleteia uma bolsa do programa ProUni. Essas são as principais funções do Enem, que, desde 1998, é aplicado com o formato de 63 questões e uma redação. Conhecido por ser uma avaliação que valoriza a capacidade de interpretar e raciocinar do estudante, a partir deste ano, o exame começa a cobrar de forma mais pontual os conteúdos exigidos pelo currículo do Ensino Médio em dois dias de prova com 180 questões e redação.
Embora tenha sido noticiado que a prova cobraria menos conteúdo que um vestibular convencional, a Matriz de Referência do Enem mostra que as exigências são praticamente as mesmas. A diferença, na prática, é que as questões serão mais contextualizadas, inter-relacionarão as diferentes diciplinas, não exigirão a "decoreba" de datas e fórmulas e detalhes, não terão pegadinhas.
As provas estarão assim divididas: São 45 questões de cada uma das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Arte e Redação); Ciências Humanas e suas tecnologias(Historia e Geografia); Ciências da Natureza e suas tecnologias(Biologia, Química e Física) e Matemática e suas tecnologias.

Anote aí!
Dias das provas:
Dia 03/10 (sábado) das 13h às 17:30: 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias.
Dia 04/10(domingo) das 13h às 17:30: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e redação; 45 questões de matemática e suas tecnologias.
Divulgação das notas
* Provas de múltipla escolha:04/12/2009
* Resultado final: 08/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário