quinta-feira, 18 de junho de 2009

Gabarito da prova mensal de gramática do 2º ano EM

1-d
2-e
3-e
4-d
5 - a) Ao usar o pronome pessoal de tratamento"você", o detetive tem de recorrer aos pronomes possessivos correspondentes à terceira pessoa."seu" e "sua", o que torna o texto ambíguo e, por conseguinte , dá margem à interpretação feita pelo diretor geral: a de que o Lopes saía normalmente ao meio dia, pegava a própria mulher e regressava ao trabalho.

b) Ao usar "tu", o detetive, necessariamente também passa a usar os pronomes possessivos "tu" e "tua", eliminando a ambiguidade e interpretação inadequada feita a princípio pelo diretor geral.

6) Variante entre fala e escrita - refere-se aos recursos usados pela fala ou escrita que não são os mesmo. (Lembre-se, tanto a fala quanto a escrita podem ser formais e informais)
Variante social e etária - na variedade social percebe-se a semelhança entre o uso da língua entre usuários da mesma classe social. Já a variedade etária refere-se a diferença no uso da língua entre falantes de diferentes idades.
Variedade regional - diferença no falar entre as diferentes regiões de um país.
Variedade histórica - a diferença existente na mesma língua em diferentes tempos. Ex. O português do século XVI não é o mesmo que usamos hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário