sábado, 13 de março de 2010

Planejamento 1º ano EM

De:15/03/2010 a 30/03/2010

DAta: 15/03
Conteúdo programático: Literatura - Intertextualidade e Figuras de linguagem

Metodologia: No primeiro momento da aula os alunos terão contado com a intertextualidade através de uma música e a leitura de um texto para a exemplificação da intertextualidade na sequencia uma aula em Power Point com exemplos de figuras de linguagem e a forma como a mesma é exigida nos concursos vestibulares e Enem. Fixação do conteúdo através de exercícios da apostila.

Objetivo: Proporcionar ao aluno a compreensão de que as produções textuais com frequência dialogam com outros textos e que o reconhecimento deste diálogo torna possível uma leitura mais ampla dos textos e suas intenções.

Tarefa: Testes da página 17 a 22 da frente de Introdução à literatura.

Data: 18/03

Conteúdo programático: Gramática e produção textual - O que estudamos na disciplina de língua portuguesa?
Tipos de gramática

Metodologia: Faremos juntos, professora e alunos, as atividades propostas pela apostila.(Páginas 8 a 12)

Tarefa: Páginas 12 a 17 (testes)

Objetivos: Evidenciar aos alunos os objetos de estudo da língua portuguesa, que hoje ultrapassa a linguagem verbal ampliando também para o estudo da linguagem não-verbal. Além disso, mostrar aos alunos que a língua pode ser estudada através de suas regras normativas, da descrição de seu uso e ainda através da sua evolução histórica.

Data: 22/03 - Literatura
conteúdo programático - Gêneros literários

Metodologia: Verificação das tarefas
Aula em Power Point sobre os gêneros literários e a função da literatura na sociedade.

Objetivo: Contruir com os alunos uma visão aprofundada da literatura e a sua função social.
Mostrar exemplos das primeiras manifestações literárias e como essas contribuiram para a produção literária moderna.

Tarefa: Exercícios da página 30 a 35.

Data: 25/03 - Gramática e produção textual
Conteúdo programático - Funções da linguagem
Metodologia - Explicação através dos exercícios da apostila
Fixação através da produção de um texto de função referencial.

Tarefa: Os alunos devem postar no blog um artigo sobre algum assunto de seu interesse.

Data: 29/03 - Literatura
Conteúdo programático - Gêneros literários

Metodologia: Correção dos exercícios propostos como tarefa.

Objetivo: Observar a compreensão dos alunos sobre o tema e revisão para a avaliação formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário