sábado, 13 de março de 2010

Planejamento quinzenal 9º ano

De:15/03/2010 a 30/03/2010
Temas:Conjunções
Oração coordenada e subordinada
Resenha

Data:15/003/2010
Conteúdo programático: O que é e para que usamos as conjunções?
Interpretação de texto

Metodologia:Exposição do conteúdo sobre o uso das conjunções com exemplos que evidenciem o uso da conjunção correta na obtenção do sentido.Fixação dos conteúdos através dos exercícios da apostila( páginas 7 a 9).
Interpretação de texto páginas 15 a 17).

Objetivos: Mostrar aos alunos a importância do uso correto das conjunções para a produção do sentido de um enunciado.
Oferecer aos alunos oportunidades diversas para observar o emprego da expressão escrita em diferenes situações de comunicação e interlocução.
Preparar o aluno para uma leitura atenta do texto, mostrando-o a importância de se ler as entrelinhas do texto.

Tarefa: Apostila páginas 17 a 19.
Observação: Os alunos não lerão o livro proposto na página 18 por não ser este o livro paradidático adotado pela escola para esse trimestre.


Data: 18/03

Conteúdo programático: Resenha

Metodologia: Os alunos deverão assistir neste dia alguns episódios do filme O Mundo de Sofia. Este filme faz parte de um projeto conjunto entre as disciplinas de língua portuguesa e de História e Filosofia.Após a exibição do filme discutiremos os gêneros textuais de carta e de resenha.
Tarefa: Os alunos devem produzir uma resenha dos capítulos vistos.

Objetivo:
O objetivo geral deste projeto é despertar nos alunos a consciência do quanto é maravilhoso e encantador estudar a Língua Portuguesa. Através do projeto “O mundo de Sofia” e os diálogos com o ensino de Língua Portuguesa pretendemos instigar o aluno a respeito do tema Filosofia, sempre fazendo relação com a “leitura” que fazem do mundo, com a escrita e com a própria disciplina de Língua Portuguesa.
Também podemos destacar que será a partir do recurso áudio-visual, em que serão exibidos diversos episódios do filme “ O mundo de Sofia”, que se buscará despertar o interesse dos alunos para a leitura, revelando o quanto ela pode contribuir para a produção textual. Desejamos também incentivar o espírito crítico dos alunos a partir das reflexões destacadas tanto no filme quanto nos textos inseridos nos gêneros textuais carta e fábula que possibilitarão a produção de textos por parte dos alunos, de acordo com os gêneros textuais escolhidos.


Data:22/03
Conteúdo programático:Orações coordenadas
Figuras de estilo
Metodologia:Exercícios da apostila (páginas 20 a 22) Explicação sobre as figuras de estilo e fixação do conteúdo através de um jogo levado pela professora.

Objetivo: Trabalhar o conteúdo gramatical que corresponde às orações coordenadas que é um pré-requisito para os próximos conteúdos.Mais uma vez tentaremos utilizar situações práticas de aplicação desse conhecimento.
A fim de potencializar a retenção dos conteúdos apresentados nestas aulas, faremos uso do lúdico.

Tarefa: páginas 23 a 25.

Data: 25/03
Conteúdo programático: Retomada do projeto O mundo de Sofia.

Metodologia: Neste dia concluiremos a apresentação dos episódios do filme e faremos em sala uma produção de texto motivada pelo texto.

Objetivo: Observar a contribuição da leitura crítica do mundo na produção textual.

Tarefa: Os alunos devem fazer a revisão dos textos em casa.

Data: 29/03
Assunto: Avaliação
Matéria para avaliação: conjunções, periíodo composto por coordenação e interpretação de texto.

Observação: Neste dia temos 3 aulas, aproveitaremos para fazermos um momento de tira-dúvida antes da avaliação o que não elimina a necessidade contínua de revisão em cada do conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário