segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Planejamento 6º ano - vespertino

De: 23/02/2010 a 05/03/2010

Tema:Quem conta um conto aumenta um ponto

Conteúdo:Introdução ao conteúdo de tipologias textuais. Começaremos o trabalho com contos, forma de texto já conhecida pelos alunos que deverá ser trabalhada e aprofundada durante o trimestre.

Metodologia: Dinâmica de apresentação da turma.
Contação de história.
Produção de texto.
Socialização das produções individuais.

Avaliação: Os alunos serão avaliados, neste primeiro momento, pela participação e assiduidade nas dinâmicas propostas.

Tarefa:Produção de texto.

Planejamento 3º ano Ensino Médio

De:23/02/2010 a 05/03/2010

Tema:
Reativando os conhecimentos

•Conteúdo:
Revisão dos conhecimentos prévios das frentes de gramática e de literatura
Interpretação de texto
•Objetivos:
Relembrar os conteúdos e conceitos, vistos no primeiro e segundo ano do ensino médio, mais relevantes para a sequência do trabalho.
Mostrar a importância de uma disciplina de estudo para os alunos concluintes do ensino médio
Levar o aluno a perceber a nova realidade dos concursos vestibulares e Enem que exigem a habilidade interpretativa de texto e a aplicabilidade prática de conceitos

•Metodologia e Desenvolvimento:
Revisão de conceitos através de jogos tipo Quizz de perguntas e respostas
Apresentação de exemplos do Enem de provas da UFSC (Data show e lousa digital)

•Avaliação (data e conteúdo)
Serão avaliados neste primeiro momento a assiduidade e a participação do aluno nas dinâmicas sugeridas.

Planejamento 2º ano Ensino Médio

De:23/02/2010 a 05/03/2010


Tema:Reativando os conhecimentos

•Conteúdo:
Revisão dos conhecimentos prévios
Análise de charges
•Objetivos:
Relembrar os conteúdos e conceitos, vistos no primeiro ano do ensino médio, mais relevantes para a sequência do trabalho.
Trabalhar o conceito de intencionalidade discursiva através da análise charges.

•Metodologia e Desenvolvimento:
Revisão de conceitos através de jogos tipo Quizz de perguntas e respostas
Análise de charges em grupos de discussão. A teoria será dada junto com exemplos práticos.

•Avaliação (data e conteúdo)
Serão avaliados neste primeiro momento a assiduidade e a participação do aluno nas dinâmicas sugeridas.

•Tarefas
Começo da leitura do livro indicado na lista de materiais: Os amores de Capitu – Fernando Sabino Editora Ática.

Planejamento 9º ano - vespertino

De: 23 /02 /2010 a 05 /03 /2010

Tema:Quem sou eu?

•Conteúdo:
Apresentação da turma e da disciplina.
Produção textual: gênero carta

•Objetivos:
Reconhecimento da turma e primeiro contato com a tipologia textual a ser aprofundada durante o trimestre: Cartas.

•Metodologia e Desenvolvimento:
Dinâmica de apresentação através da confecção de cartas oferecendo-se para uma vaga de amigo.
Leitura das cartas.
Apresentação da teoria textual para a autoavaliação por parte dos alunos.

•Avaliação (data e conteúdo)
Serão avaliados neste primeiro momento a assiduidade e a participação do aluno nas dinâmicas sugeridas.

Planejamento 1º ano Ensino Médio

De:22/02/2010 a 05/03/2010


Tema:Estudo da linguagem nosso novo desafio.

Objetivos: Demostrar a importância da leitura de mundo, dos signos e dos diferentes tipos de linguagem.
Apresentação da turma e da disciplina.


Metodologia: Dinâmica de apresentação.
A partir da dinâmica trabalharemos o primeiro conteúdo referente a tipologias textuais:produziremos uma bula da conquista.
Aula expositivo dialogada sobre o objetivo e objeto de estudo da língua portuguesa.

Avaliação:Será avaliada a participação do aluno nas dinâmicas e na participação em aula.

Tarefa: produção em sala de aula de uma bula que dê orientações de como alguém que quer ser seu amigo deve proceder.